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Localização

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Os desenhos que estão aparecendo na coluna “IGN” mudam devido à ignição do veículo, alterando da seguinte forma: Vermelho = “Desligado”; Verde = “Ligado”.

A informação “Sem Motorista”, apresentada ao clicar em um veículo, ocorre devido ao fato de aquele veículo não ter uma jornada aberta para um motorista em específico. Para abrir uma jornada, vá até a aba Motorista > Cadastre um motorista, vincule o motorista a um cliente e, em seguida, vincule o motorista ao veículo deste cliente. Depois, abra uma jornada para este motorista na aba Painel de jornadas.

O único relatório possível de ser gerado em Localização é o relatório de veículos que comunicaram conosco. Para salvar tal relatório, basta clicar no ícone de ferramentas, em seguida, clicar no ícone salvar e selecionar o formato desejado.

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Após carregar um veículo em Localização, apenas clique no ícone de Ferramentas. Em seguida, selecione o ícone de Colunas e marque as colunas desejadas. Após isso, basta clicar em concluído.

Sim, é possível ver os pontos cadastrados no sistema, separados por categoria ou não.

Para fazer isso, basta acessar: Geral > Localização, clicar na meia-lua localizada do lado esquerdo do mapa e, em seguida, clicar em Categorias e Perímetros. Após isso, selecione “Sem categoria“ para carregar os pontos sem categoria, ou clique na categoria desejada para carregar os pontos daquela categoria.

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Primeiramente, cheque se seu equipamento realmente está comunicando. Para isso, verifique a coluna “Data GPS” em Localização e confira se a data apresentada é aproximada da data atual. Em seguida, examine a instalação de seu equipamento, pois, uma vez ligado corretamente, ele deve mandar a informação responsável pela ignição para a Getrak. No entanto, se a instalação estiver de forma incorreta, ele não será capaz de realizar tal ação.

Obs.: caso a instalação esteja correta e, mesmo assim, for constatado que, em diversas partes do sistema, a ignição não está sendo apresentada, entre em contato com nosso Setor de Suporte.

Nesse caso, é interessante ressaltar que essa primeira comunicação pode realmente demorar, pois existem ocorrências em que o chip ainda está sendo autentificado na rede ou registrando alguns pacotes inválidos. A maioria desses casos ocorre devido ao equipamento estar situado em uma área coberta, tais como garagens e galpões. Porém, vão existir casos em que o equipamento ainda esteja realizando um procedimento de descarregamento de memória interna. Nessas situações, basta encaminhar um comando para “Limpar Memória”, forçando o equipamento a descartar os pacotes antigos.

Para agilizar todos esses procedimentos, é sempre recomendável realizar os testes no equipamento em uma área aberta.

Caso a situação persista, recomendamos que entre em contato com o nosso Setor de Suporte para uma análise mais precisa.

Localização é uma aba que só mostra informações concretas, ou seja, se seu equipamento estiver enviando informações com GPS inválido, elas não serão apresentadas em Localização.

Para verificar se seu equipamento está enviando posição inválida, basta acessar os últimos registros e ver se os registros enviados estão em linha vermelha. Caso as linhas estejam vermelhas, significa que seu equipamento não tem sinal de GPS.

Se as linhas em últimos registros estiverem pretas e as informações não estiverem sendo apresentadas em Localização, entre em contato com nosso Setor de Suporte.

Primeiramente, lembramos que o hodômetro apresentado em localização é o hodômetro virtual, ou seja, não é o enviado pelo equipamento, mas sim o calculado pela plataforma.

Para modificar o hodômetro, basta pesquisar pelo seu veículo na aba Localização. Em seguida, clicar no ícone responsável pela troca de hodômetro e colocar o hodômetro desejado.

Obs.: este hodômetro será apresentado somente na aba de Localização e apenas será atualizado nessa aba (se o usuário modificar a informação).

Em Localização, a linha de comunicação de seu equipamento pode mudar de cor e deixar de ser preta para se tornar vermelha. Isso significa que seu equipamento deixou de se comunicar por mais de 24 horas.

Inicialmente, seu veículo deve comunicar com o sistema para aparecer em localização.

Para verificar se seu veículo comunicou com a plataforma, acesse a aba Geral > Últimos Registros, pesquise a placa do veículo na lupa localizada na parte superior esquerda e, em seguida, se a pesquisa em últimos registros apresentar resultados e as linhas de comunicação não forem vermelhas, entre em contato com o nosso Setor de Suporte e informe que existem informações em últimos registros, mas não há informação em localização.


Se a informação apresentada estiver em vermelho, significa que o seu equipamento comunicou conosco, mas não tem GPS, logo, as informações não são apresentadas em localização. Se a pesquisa não apresentar qualquer informação, significa que seu equipamento não se comunicou com a plataforma, portanto, não existem informações a serem apresentadas em últimos registros.

A localização de seu equipamento não é em tempo real, pois nós dependemos da frequência em que o equipamento se comunica com os nossos servidores. Dessa forma, se seu equipamento passar a se comunicar de uma em uma hora, será nesse tempo que as informações serão exibidas no sistema.

Cada equipamento pode ser configurado com um tempo de comunicação diferente. Para saber qual o período de comunicação de seu equipamento, basta seguir o seguinte caminho:

Geral > Últimos Registros, clicar na lupa localizada do lado esquerdo superior e selecionar a placa desejada.

Após isso, verifique a diferença de tempo entre uma comunicação e outra na coluna “Data GPS”.

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O que ocorre é que, algumas vezes após o cadastro de um novo cliente, você pode querer ir de imediato na aba Localização para acompanhar o veículo. Porém, esse cliente será exibido somente após a realização de seu vínculo a uma determinado veículo. Após a vinculação, é interessante aguardar um período de três minutos, no máximo, para que o sistema comece a indicar o cliente em questão no grid indicado na imagem a seguir.



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Se o veículo pesquisado não estiver no local correspondente à hora atual, verifique o campo “Data GPS”, pois esse campo irá indicar a data exata da última comunicação do veículo. Caso o horário exibido esteja muito diferente da hora atual, significa que o seu equipamento está com uma falha de comunicação. Isso geralmente pode denotar que o seu equipamento está em uma área de sombra, como rodovias e áreas rurais, por exemplo.


É interessante acompanhar a comunicação do veículo após essa situação, pois é provável que, brevemente, o veículo voltará a comunicar normalmente.

Caso queira alterar o mapa-padrão, basta acessar a opção “Ferramentas”, que é exibida no próprio mapa, conforme a imagem a seguir:

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Após clicar nessa opção, o sistema abrirá um novo grid com novas funções.

Para alterar o mapa, basta selecionar a opção “Configurações” > agora, basta clicar na opção “Mapa” > e selecionar um dos quatro mapas disponíveis.

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Para verificar todos os veículos no mapa, basta acessar a aba Geral > Localização e clicar na opção “Ferramentas” conforme imagem a seguir:

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Após isso, basta clicar na opção “Visualizar Todos”.

Pronto! Agora, todos os seus veículos serão exibidos no mapa conforme a imagem seguinte:

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Para visualizar os veículos de um determinado cliente no mapa, basta seguir o seguinte caminho:

Geral > Localização > Escolher aba Subcliente > Selecionar o subcliente que deseja na tabela do lado esquerdo da tela (Ou filtrar pelo nome no campo de busca) > Clicar em cima do nome do subcliente desejado.

Após esse procedimento, todos os veículos do cliente serão exibidos automaticamente no mapa ao lado, além da listagem informando mais detalhes sobre os veículos, tais como endereço, velocidade, entre outros.



Para visualizar os veículos de um determinado cliente no mapa, basta seguir o seguinte caminho:

Geral > Localização > Escolher aba Cliente > Selecionar o cliente que deseja na tabela do lado esquerdo da tela (Ou filtrar pelo nome do cliente no campo exibido) > Clicar em cima do nome cliente.

Após esse procedimento, todos os veículos do cliente serão exibidos automaticamente no mapa ao lado, além das informações de localização, velocidade, entre outros dados.

A aba Localização é utilizada para acompanhar o local (ponto) que o veículo se encontra no mapa. Pode ser visto o local real do veículo (última posição que o equipamento encaminhou para o sistema) com algumas informações complementares, tais como: velocidade, estado de ignição, cor, ano do veículo, entre outras.







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